Alexandre Frota

Mobilidade Raposo: convênio entre Prefeitura e Estado é assinado

Agora vai. Com intermediação de Alexandre Frota, Rogério Franco assina convênio para obras da Raposo

O tão esperado convênio com o Governo do Estado para as mais esperadas ainda obras de mobilidade da Raposo Tavares, foi assinado na noite desta terça-feira (28) pelo Prefeito de Cotia Rogério Franco (PSD).

Com a intermediação do Deputado Federal Alexandre Frota, a assinatura, ocorreu em cima do prazo legal, uma vez que o governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB), por força das eleições não poderá fazer esse tipo de ação. Agora, a prefeitura precisa executar as desapropriações para que o Governo do Estado faça a licitação da obra, que pode iniciar ainda este ano. Em maio, durante evento em Mairinque Rodrigo Garcia prometeu que as obras iniciariam em seu governo.

A assinatura ocorreu logo após a coletiva de imprensa feita por Frota, em escritório na Granja Viana e relembrou o passo a passo das negociações que se arrastam desde a assinatura da ordem de serviço assinada pelo então governador João Dória, em agosto de 2021. Em maio, Frota esteve com o ex-secretário de habitação Sérgio Folha, em reunião com o DER para um check list do processo.

“Queríamos saber porque o processo não andava”, disse o deputado. “A equipe do convênio passou para a equipe da prefeitura que 85% da documentação da Raposo Tavares emitida pela Prefeitura já tinha sido estudada, analisada e aprovada. Mas faltavam dois ou três itens, geotecnia e terraplanagem e sem isso não poderia dar segmento”, explicou.

Segundo o deputado, a Prefeitura tinha então a tarefa de fazer os ajustes o que foi feito e o processo liberado. “Jantei com o governador Rodrigo Garcia e pedi celeridade pois sei que isso é de extrema importância para nossa cidade”. O deputado lembrou ainda que a melhoria da Raposo foi uma bandeira levantada por ele logo depois que se assumiu seu mandato na Câmara dos Deputados.

Orçada inicialmente em R$ 96 milhões, após os acertos, a previsão de custos da obra, segundo Frota, é de R$ 100 milhões. Após a coletiva de imprensa, Frota seguiu para o gabinete do Prefeito Rogério Franco para que este assinasse o convênio. O documento assinado pelo Prefeito foi entregue ao Deputado na manhã desta quarta-feira (29).  “Um sonho realizado”, disse ele.  Agora, o contrato será enviado para o DER e Governo do Estado. Serão realizadas intervenções entre os km 21,8 e 27,6 da Rodovia Raposo Tavares, divididas em três fases. “Missão cumprida”, comemorou o deputado.

“Essa é uma obra extremamente importante, que desde o início das tratativas conta com uma equipe específica da Prefeitura de Cotia para acompanhar as reuniões junto ao DER. O município cumpriu todos os prazos estipulados, assumiu as contrapartidas e, ontem (28/6) assinei o convênio”, comentou o Prefeito Rogério Franco que cumpre agenda em Brasília e por isso havia deixado o documento assinado com o departamento jurídico da Prefeitura.

O que falta para começar

Para que as obras iniciem de fato, o governo do Estado deve fazer a licitação mas antes, a prefeitura deverá fazer as desapropriações necessárias para a obra, conforme já publicamos.

As desapropriações ocorrem por meio de projeto de lei que precisa ser aprovado pela Câmara Municipal.

Segundo o Deputado, ainda não é possível detalhar um cronograma de obras. Mas já se sabe que deve começar pela ligação entre o Parque São George o Jardim da Glória, altura do km 25.

Por Sonia Marques

O que achou desse assunto? Compartilhe nas redes sociais.

WhatsApp
Facebook
Twitter